ESTADO DE MINAS - Refúgios dentro de casa

Seja por razões financeiras, sensação de insegurança ou comodidade, há quem dispense as baladas e dê preferência a curtir seu cantinho, só ou muito bem acompanhado.Com várias opções disponíveis no mercado de produtos, sejam móveis, sejam eletroeletrônicos, atualmente é possível ter ótimos momentos em casa. Uma das profissionais que acreditam nessa possibilidade é a arquiteta Janaína Pacheco. Segundo ela, para isso, o espaço no lar deve estar preparado para oferecer ao morador o que ele julga mais apropriado para o seu bem-estar. "O tempo hoje é o mais precioso dos bens e as pessoas querem desfrutar dele com qualidade. E a arquitetura de interiores busca a materialização disso", explica.

Para começar a transformar, é necessário levar em conta alguns critérios, de acordo com os hábitos e desejos dos moradores, como observa a arquiteta Fernanda Curi, da Curi Arquitetura. "A função que o morador pretende dar ao espaço, o tamanho do ambiente, a sensação que vai causar e quanto quer gastar com esse projeto também devem ser considerados", acrescenta.

Além de conhecer o desejo do morador e seus hábitos, a arquiteta Fernanda Frascoli ressalta a importância de, a partir daí, avaliar a área destinada ao projeto. "É preciso, ainda, considerar sua integração com as demais áreas da casa e sua adequabilidade ao uso proposto", observa.

Para quem gostou da ideia e quer, ele mesmo, fazer a mudança, uma das soluções mais modernas e baratas é a pintura. A versatilidade de opções agrada a todos os gostos e possibilita dar asas à criatividade, personalizando os ambientes da casa. "Hoje existem no mercado várias possibilidades nesse sentido: efeitos decorativos imitando tecidos e materiais como o aço inox, a madeira e as pedras naturais", exemplifica Janaína.

Outra opção apontada por Fernanda Frascoli é reaproveitar o mobiliário com pequenas intervenções que o façam parecer novo. "A personalização está em alta. Um novo tecido para um sofá antigo, uma pintura mais ousada para uma cristaleira de família, enfim, tudo isso bem escolhido pode dar um charme especial e exclusivo à casa."Além disso, ela diz que se pode investir em bons adornos, por um preço bem acessível. "Mas é preciso garimpar um pouco", completa.

A arquiteta Fernanda Curi aponta que uma forte tendência atualmente é criar varandas (espaços) gourmets. " ara quem não quer gastar muito com equipamentos, pode ter o apoio da cozinha", lembra. A grande disponibilidade de eletroeletrônicos no mercado também ajuda a criar ambientes aconchegantes e práticos. Uma das sugestões da arquiteta para compor o espaço gourmet são adegas climatizadas. " Além delas, mobiliários descontraídos, cores neutras e iluminação indireta", acrescenta.

INVESTIMENTO

Espaço para refeições ao ar livre, ambiente para meditação, local para o café da tarde e cantinho para leitura são só alguns dos ambientes que podem ser especialmente criados para se divertir ou relaxar em casa. Para isso, alternativas simples e, muitas vezes, baratas não faltam. Poe exemplo, som ambiente e artigos que trazem conforto e um requinte especial, como velas e aromatizadores. Com tantas opções, é preciso cuidado para não exagerar na dose.

Para que isso não ocorra, Fernanda Curi sugere usar cores neutras nos elementos principais - piso, parede, cortina, móveis - e cores fortes e estampas nos detalhes. "Como em almofadas, adornos, uma poltrona ou uma mesa lateral e bancos. Assim fica mais difícil de errar", diz.

Janaína Pacheco (foto) também aposta no emprego de cores neutras no mobiliário, ousando-se em algumas peças. "Outra dica é não encher os ambientes de móveis. Assim, os espaços tendem a ficar mais amplos e isso melhora a leitura do conceito decorativo da casa", observa a arquiteta.

Acertar na escolha dos elementos de composição dos ambientes surte grandes efeitos. Para criar uma atmosfera relaxante, não precisa muito. Veja como alternativas simples aumentam o bem-estar de quem mora sozinho ou acompanhado.

Fonte: Júnia Letícia/Jornal Estado de Minas

Rua Fernandes Tourinho, 735 / 703 Lourdes CEP: 30112000 - Belo Horizonte - MG | Tel. (31) 3287-6980

© 2018 Todos os Direitos Reservados a Pacheco & Frascoli